Não estou aceitando novos pedidos de orçamento no momento. Agradeço a compreensão.

Como criar um blog profissional?

A criação de um blog profissional é muito importante para quem deseja ganhar dinheiro com ele. Entretanto há muitas pessoas que têm dúvidas sobre como criar um blog profissional. Antes mesmo de criar um blog, é importante se perguntar qual será o objetivo dele. Por exemplo, se for somente para textos pessoais, sem querer ganhar dinheiro, não faz muita diferença se será criado de forma inteiramente gratuita ou não.

Aprenda como criar um blog profissional:

Como criar um blog profissional?

Escolhendo o nicho do blog – como criar um blog profissional

Algo importante para quem está aprendendo como criar um blog profissional é pensar no nicho de atuação dele. Para quem está começando e deseja criar seus próprios posts, uma boa dica é optar por um nicho que entenda. Não adianta de nada descobrir um nicho rentável e querer escrever sobre um assunto que não entende e não gosta, pois acabará desistindo facilmente. Felizmente é possível escolher um nicho que não entenda e contratar um redator freelancer para escrever sobre ele.

Uma boa forma de descobrir nichos que trarão bom retorno utilizando o Google Adsense é através do Planejador de palavras-chave do Google AdWords. Com a ferramenta, é possível pesquisar por palavras-chave dos nichos que tem interesse e ver o número de pesquisas mensais, a concorrência e o lance sugerido. Vale lembrar que o lance sugerido não é o valor que o blogueiro ganhará por clique, mas sim uma média do que o anunciante pagará ao Google. Mesmo assim, vale observá-lo, pois quanto maior, maior será o valor ganho no Adsense.

Também é possível ter um blog de variedades, mas ainda assim é interessante decidir os assuntos que serão tratados. Em um blog de variedades, é interessante a criação de um menu com cada assunto, assim o usuário pode escolher as categorias que mais lhe interessam.

Adquirindo um domínio próprio – como criar um blog profissional

Após a escolha do nicho de atuação do blog, uma das primeiras coisas a se fazer é pensar em um bom domínio. Ele não é caro e o pagamento costuma ser feito anualmente.

O domínio é utilizado para que outras pessoas acessem o seu site, então o nome deve ser de fácil memorização. Um domínio grande, como “comoaprenderajogarfuteboldebotao.com.br”, não costuma ser fácil de ser lembrado. Outro problema é que muitas pessoas podem errar na hora de digitar o endereço de um domínio grande e ir parar em outro site.

Nomes pequenos demais também tem outro problema, que é o fato de serem difíceis de estarem disponíveis em muitos casos. É importante pensar em nomes criativos, que tenham a ver com o nicho de atuação, e depois é só ir verificando se eles estão disponíveis para registro ou não.

Há uma grande quantidade de sites que vendem domínios. O melhor a ser feito na hora de escolher é pesquisar as opções disponíveis, ver as mais recomendadas. Há alguns sites, por exemplo, que são bons, mas não estão em português, o que pode atrapalhar um pouco quem não entende outro idioma, como o inglês.

É importante tomar cuidado na hora da escolha da extensão. Há extensões de domínios que não são muito utilizadas e podem acabar confundindo o usuário na hora de acessar o site. Entre as extensões mais comuns no Brasil, estão a .com e a .com.br, porém há outras, como .net e .org.

Como criar um blog profissional no blogger?

Uma das opções para quem quer aprender como criar um blog profissional é utilizar o Blogger. O Blogger possibilita a criação de blogs de maneira totalmente gratuita. Ele é uma boa ferramenta, embora existam pessoas que não gostam. Um problema dele é que o blog estará hospedado no Google e, se ele julgar o conteúdo inadequado, seja qual for o motivo, poderá excluí-lo. Sendo assim, é bom que tenha costume de fazer backup do conteúdo para se houver algum imprevisto.

Para criar uma conta no Blogger, basta acessar o seguinte link: http://blogger.com/. Lá é possível fazer login com uma conta do Google, o que facilita bastante para quem já tem uma, ou criar uma nova. Para criar uma conta nova, basta clicar em “Criar uma conta” e ir preenchendo os dados corretamente.

Depois de logado, não há muito segredo, basta clicar em “Novo blog”, escolher um nome, um endereço e um modelo de template. Em seguida, clique em “Criar um blog!”. Então será possível personalizar o blog e começar a postar.

Apesar de existirem muitas discussões sobre a criação de um blog profissional no Blogger, ela é possível, mas é necessário que a pessoa leve o projeto a sério. Algo muito importante, embora não seja obrigatório no Blogger, é a adição de um domínio próprio, como informado anteriormente.

Como criar um blog profissional no WordPress?

O WordPress é outra opção para quem quer aprender como criar um blog profissional. Há o WordPress.org e o WordPress.com. O WordPress.com pode ser utilizado de maneira totalmente gratuita, porém não é a melhor opção para quem quer um blog profissional, pois é ele muito limitado.

Para a criação de um blog profissional no WordPress.org, é necessário adquirir um domínio e uma hospedagem. Ele é um pouco mais complexo que o Blogger, mas vale muito a pena para quem quer ter um blog profissional.

Uma grande vantagem do uso do WordPress.org são seus plugins. Há uma grande variedade de plugins para WordPress que possibilitam acrescentar funções extras ao blog com facilidade. Por exemplo, há plugins que auxiliam a criar artigos com um bom SEO (otimização para os mecanismos de busca), plugins que aceleram o carregamento do blog e muitos outros. Muitos são gratuitos, mas também há plugins para WordPress pagos.

Adquirindo uma hospedagem para usar o WordPress.org – como criar um blog profissional

Há diversas hospedagens para escolher, porém nem todas funcionam perfeitamente ou possuem um bom suporte. É necessário avaliar os prós e contras de cada uma antes da escolha.

A empresa de hospedagem que eu uso neste e em outros blogs é a Hostgator. Pelas pesquisas que já fiz, acredito que seja uma das melhores opções, tem um ótimo custo-benefício. No plano M, por exemplo, é possível adicionar quantos domínios quiser, algo ótimo para quem decide trabalhar com vários blogs de nicho.

Quando é feita a compra da hospedagem, o usuário também pode deve adicionar seu domínio. Quem escolhe a Hostgator como hospedagem, também pode comprar seu domínio na mesma empresa. Ela disponibiliza diversas extensões diferentes para escolher.

O template do blog WordPress – como criar um blog profissional

Quem entende de criação de templates para WordPress tem a vantagem de fazer economia e ter um layout exatamente do jeito que quer. Porém boa parte dos blogueiros não entende de criação de templates. Se o blogueiro quiser um layout único, feito exclusivamente para seu blog, ele poderá contratar um profissional que trabalhe com a criação de templates WordPress. Há vários na internet, sendo possível, inclusive, encontrá-los em grupos de freelancer do Facebook.

Caso a pessoa não entenda da criação de templates e não tenha dinheiro suficiente para pagar por um profissional, uma alternativa é comprar templates profissionais prontos. Basta uma pesquisa no Google por “templates wordpress” para encontrar diversos sites que vendem templates. Caso o blogueiro não queira gastar dinheiro com o layout, ainda há a opção de utilizar templates gratuitos. Vários sites disponibilizam templates WordPress grátis, mas é importante conferir se são confiáveis. Há templates com códigos maliciosos que podem trazer sérios problemas ao blog.

Logotipo e mascote – como criar um blog

Embora não seja obrigatório, muitos blogs profissionais acabam tendo seu próprio logotipo. O logotipo ajuda na hora da pessoa lembrar-se do blog quando o acessa. Para a criação do logotipo, caso a pessoa não saiba como criá-lo, é recomendado contratar um profissional. Leia mais sobre os logotipos:

A mascote, em muitos casos, é menos importante se comparado ao logotipo, mas também ajuda o usuário a lembrar-se do blog. Eles são bastante utilizados em blogs de humor, mas é não é tão difícil encontrá-los em blogs de outros nichos.

Está pronto para criar um blog profissional?

Se ainda tem dúvidas sobre como criar um blog profissional, pode deixar um comentário logo abaixo, que tentarei ajudá-lo. Caso deseje contratar meus serviços de redator freelancer, basta solicitar um orçamento sem compromisso.

Tags: ,

Publicado em por

Escreva um comentário